Universidade Eduardo Mondlane (UEM)

A UEM e a mais antiga instituição de ensino superior em Moçambique. EM 1962, a UEM foi fundada como centro de ensino superior e em 19688 ganhou o estatuto de universidade e foi a unica instituição a formar quadros moçambicanos.

A universidade e dirigida por um reitor e dois vice reitores, um na área academia e outra na área administrativa e recursos. A administração central da universidade e assegurada por órgão colegiais e individualizados que são: conselho universitário, reitor conselho académico, gabinete consultivo para pos-graduação, gabinete de planeamento e cooperação, conselho geral para administração e conselho de directores e conselho de reitoria.

Actualmente, a UEM possui 11 faculdades (agronomia e engenharia florestal, arquitectura e planeamento fisico, ciências, direito, economia, educação, engenharia, filosofia, letras e ciencias sociais, medicina e veterinária) e 6 escolas (comunicação e artes, ciências de desporto, ciências marinhas e costeira, desenvolvimento rural, hotelaria e turismo e negocias e empreendedorismo de Chibuto). A universidade tem também 17 centros de pesquisa incluindo centro de biotecnologia, centro de comunicação e marketing, o arquivo histórico de Moçambique, o museu da historia natural, a fundação da universidade , centro de ensino a distancia, centro de direitos humanos, centro de estudo industriais, segurança e ambiente, centro de estudo de engenharia, centro de estudos e apoio psicológico e centro regional de excelência em estudos de engenharia e tecnologia de petróleo e gás (CSOGET), centro de estudos sobre direito da integração regional da SADC, etc. Alem disso, a UEM, esta presente em quatro províncias de Moçambique tais como Maputo,  Gaza, Inhambane e Zambézia.

A visão da UEM e “ser uma universidade de referencia nacional, regional e internacional na produção e desanimação do conhecimento cientifico e na inovação destacando a investigação como alicerces dos processos de ensino-aprendizagem e extensão”.

Em 2016, a Universidade Eduardo Mondlane foi classificada pelo Webometrics como a melhor universidade dos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP).